quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Crescer saudável, porquê?




É obvio que como Educadora e interveniente activa na formação dos pequenos (enormes) seres humanos que me são confiados, no dia á dia, o que eu mais desejo é que cresçam saudáveis a todos os níveis. E depois, também porque o projecto pedagógico do departamento do pré escolar do agrupamento onde estamos inseridos tem como tema aglutinador isso mesmo - Crescer saudável.


Durante o 1º período foram as questões mais ligadas à higiene e à saúde que foram sendo abordadas a par com as questões organizativas do dia á dia, familiarização com os espaços, os tempos e os materiais, estabelecimento e cumprimento de regras, etc.
Neste 2º período é a alimentação saudável que nos leva a conhecer e explorar frutos, legumes e tantos outros alimentos que devemos incluir na nossa alimentação diária.
A propósito disto ontem lemos, ouvimos e explorámos a história "A abóbora gigante" e, à semelhança dos personagens da história decidimos confeccionar um "mágico bolo de abóbora". Ficou delicioso pois, depois do almoço e antes da escovagem dos dentes experimentámos a nossa iguaria. É muito fácil de confeccionar só precisam de:
200gr de abóbora; uma chávena e meia de açúcar; a mesma chávena de óleo; sumo de uma laranja; uma pitadinha de sal;uma colher de sopa de manteiga;duas chávenas de farinha de trigo e uma colher de sopa de fermento em pó.

Juntámos tudo (à excepcção da farinha e do fermento) no liquidificador. De seguida juntámos a farinha e o fermento e mexemos bem. Depois foi só untar um tabuleiro com manteiga e levar ao forno quente para cozer.
Agora é só experimentarem...


Sem comentários:

Enviar um comentário