sábado, 16 de janeiro de 2010

"A Maria Castanha"


Vou apresentar-vos uma "personagem" muito especial que vive connosco no Jardim de Infância. Chegou (da loja de brinquedos) ao nosso JI em meados de Novembro. Por isso e pelo seu lindo tom de pele, não houve dificuldade nenhuma em escolher o seu nome. Existem muitos outros bonecos no JI mas a Maria é diferente. Para além de lhe darmos um nome, também lhe estamos a dar um "projecto de vida". Este projecto surgiu espontâneamente das crianças e foi ganhando o seu espaço. Em cada dia, a criança que é "a responsável" leva a Maria consigo para casa e regressa com ela no dia seguinte. Durante o período em que a tem consigo tem que tratar dela, cuidar da sua higiene, da sua alimentação e do seu bem estar. Com a ajuda dos pais ou dos irmãos mais velhos registam num livrinho da Maria (que a acompanha sempre) como é que ela passou. De manhã, na conversa sobre as novidades eu (ou a Sandra, a nossa Auxiliar) lemos o que foi registado no livro e conversamos sobre o assunto. Ela também já tem um album de fotografias e não restam dúvidas que está a ser muito bem cuidada por todos os meninos.

1 comentário:

  1. Boa noite...
    É com grande alegria que verifico que uma educadora decidiu trabalhar a diferença de uma maneira tão simples e que consegue envolver toda a família. Eu própria já verifiquei esse trabalho e foi com grande alegria que pude verificar a satisfação e o cuidado com que tratam a Maria Castanha..
    De uma maneira simples estás a trabalhar em prol de uma verdadeira cidadania e dos valores essenciais... Continuação de um bom trabalho é tudo o que te posso desejar...
    Mil beijinhos para os meninos.. e até...

    ResponderEliminar