quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Uma manhã diferente



Ontem tivemos uma manhã diferente. Fomos a Ourém, num autocarro da Câmara Municipal ver a exposição de castelos feitos pelos meninos e meninas (com a ajuda dos pais) de alguns jardins-de-infância do nosso Agrupamento de escolas. A Educadora Fátima estava à nossa espera para nós vermos a exposição. Vimos muitos castelos que eram feitos de muitos materiais diferentes. Uns eram de cartão, outros de embalagens (de leite e de iogurtes), outros de esferovite, de esponja, de madeira, etc. Uns castelos tinham canhões, pontes levadiças e fossos. Havia lá castelos com seteiras. Também estavam na exposição brinquedos feitos pelos pais dos meninos do jardim-de-infância dos Coroados. Gostámos muito dos cavalos de pau, da espada, do escudo e da catapulta. As catapultas eram usadas nas guerras, punham lá uma pedra grande e depois soltavam-na e ela ia com muita força e matava ou feria “ os maus” que vinham atacar o castelo. Também gostamos de ver na exposição o nosso livro com histórias e ilustrações de castelos que nós fizemos com os nossos pais. Até vimos um balde pequenino para tirar água da cisterna de um castelo. Vimos uma imitação do castelo de Ourém e outro com telhados verdes que era parecido com o castelo de Porto de Mós. O rei de um castelo era o Shrek e a princesa era a Fiona. Alguns castelos tinham uma bandeira e outros não. Vimos muitos com a bandeira de Portugal que dantes era branca e azul e agora é verde e vermelha e tem um escudo amarelo e branco e azul.

Depois de vermos a exposição nós fomos ao parque e lá brincámos muito nos baloiços, no escorrega, montados na borboleta, no cavalo e no patinho e também subimos as redes e demos cambalhotas nos ferros. Depois de brincarmos tínhamos muita sede e fomos beber água…alguns meninos até molharam o nariz.

A seguir fomos visitar o Jardim-de-infância de Ourém e brincámos com os meninos de lá. Este jardim- de-infância é diferente do nosso tem quatro salas e nós só temos uma. Dentro de uma sala vimos um castelo e algumas casinhas estão transformadas em castelo como a da nossa sala. Alguns meninos estavam a pintar espadas para o Carnaval e também vimos chapéus de fada, os elmos dos soldados e um cavalo engraçado feito de cartão. Depois tivemos que nos vir embora porque o autocarro já tinha chegado para nos levar de volta ao jardim-de-infância. Nós gostámos muito, muito, muito da nossa manhã diferente.

(Registo elaborado pelas crianças do Jardim de infância de Vale do Porto, com a ajuda da sua Educadora, no dia 27 de Janeiro de 2011).

1 comentário:

  1. Que sorte... As manhã diferentes são sempre especiais e ficam gravadas na nossa memória
    para sempre.
    Um bom dia para amanhã
    Luz e estrelinhas

    ResponderEliminar