sábado, 21 de julho de 2012

Produção artística das crianças


Produção Artística das Crianças
Artigo de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~
As crianças se expressam das mais variadas formas, uma dessas é utilizando as linguagens artísticas.
Na creche e na escola podemos aproveitar vários momentos, para ampliar a criatividade da criança, não apenas oferecendo materiais, mas propondo a sua utilização.
Uma "técnica" de artes só tem sentido quando a criança consegue expressar seu pensamento e suas emoções. Precisa fazer sentido para ela, não apenas "ser bonito" para alguém.
Sempre que uma criança me pergunta se o que faz está "bonito", eu devolvo:
- Você acha que está bonito?
Minha intenção é que a criança valorize sua produção, que deve ser respeitada pelos adultos e pelas outras crianças.
Critérios de julgamento do tipo "feio" ou "bonito" de nada ajudam, pois a linguagem artística é subjetiva.
Pode-se conversar com as crianças sobre como fazer (técnica) e os cuidados com os materiais (como lidar com tintas, lápis, pincéis, etc). Os resultados das produções dependerão do envolvimento de cada criança.
Acredito que não se produz a partir do "vazio"... Antes de propor uma produção artística podemos ler uma história, cantar uma música, fazer uma brincadeira, apreciar produções de artistas conhecidos, assistir um programa sobre o tema a ser trabalhado, entre outras sugestões.
Assim "nutrida", a imaginação e a criatividade se expressam mais facilmente através das linguagens artísticas.
 Todos esses momentos devem ser planejados pelo professor, prevendo quais materiais irá precisar com antecedência, selecionados de acordo com a faixa etária, observando as fases que as crianças estão na construção do conhecimento sobre o uso destes materiais.
O mesmo material pode ser utilizado mais de uma vez, pois a cada vez a criança vai modificando, criando e inventando novas formas de utilização.
Variar os materiais amplia as experiências infantis nas produções artísticas.
A produção artística pode estar ligada ao tema trabalhado em uma história, brincadeira, jogo, música, vídeo, ou assunto estudado, fazendo parte do cotidiano, não apenas como "técnica", mas como expressão da linguagem artística.
A criança aprende os procedimentos para desenhar, pintar, modelar, construir, recortar e colar, utilizando-os para criar.

Sem comentários:

Enviar um comentário