domingo, 15 de setembro de 2013

REGRESSO À ESCOLA



Pois é...As ferias estão a terminar e a rotina escolar está de volta! Está de volta o acordar de manhã bem cedo, o "stress" de chegar a horas, as birras para comer o pequeno almoço...enfim, estão de volta uma serie de rotinas que, se mal geridas, são potencializadoras de ansiedade e stress, quer para os pais, quer para a criança. Para minimizar os efeitos menos bons do regresso à escola deixo-vos algumas dicas aparentemente sem grande ciência mas que, efectivamente, se aplicadas com coerência e consistência, FUNCIONAM!

1. Organize-se na véspera:
Ajude a criança a escolher, na véspera, a roupa para o dia seguinte; ajude a criança a arrumar, de véspera, a mochila, ensinando-a estratégias para verificar se está tudo o que é necessário. São pequenas coisas que proporcionam bons momentos de troca entre pais e filhos;

2. Tenha uma rotina e um horário para a hora de deitar e seja firme no horário que foi definido. Mesmo que a criança argumente que não tem sono, lembre-a que, com sono ou sem sono, aquela é a hora de ir dormir..O ser humano é um ser de rotinas e hábitos...A criança vai acabar por interiorizar esse horário!


4. Tente não perder o controlo...As crianças precisam sentir que os pais não "quebram" e que reagem com calma perante situações provocatórias...Nada de ceder ao stress quando a criança se nega a realizar alguma atividade que lhe pede para fazer ou demora além do necessário. Não grite. Stress gera mais stress. Respire e conte até 10 .

5. Ajude a criança a autonomizar-se...As crianças precisam de modelos sólidos, concretos e repetitivos de comportamento e de quem faça as coisas com elas e não por elas!. Ensine, esteja presente mas, sempre orientando no sentido da criança saber fazer, para que possa ser ela a orientar as suas coisas. Desta forma a criança vai desenvolver a capacidade de organização e planeamento, ambas competências muito importantes para o sucesso académico.

BOM REGRESSO À ESCOLA:)

Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto Juvenil
Hospital Particular de Alvor

Sem comentários:

Enviar um comentário